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Percepção dos serviços ambientais gerados por uma área natural de alto valor turístico: Cachoeira do Roncadeira (TO)
 
     Percepção dos serviços ambientais gerados por uma área natural de alto valor turístico: Cachoeira do Roncadeira (TO)
     Perception about ecosystem services provided by a natural area with high touristic value: Roncadeira Waterfall (TO, Brazil)
     


Autor(es):
Lira, Nibelle Aires
Pelicice, Fernando Mayer


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 13 n. 3 (2020): agosto-outubro/2020

Palavras-chave:
áreas ripárias; bem-estar; economia; sustentabilidade; serviços ecossistêmicos


Resumo: Os ecossistemas fornecem benefícios fundamentais às sociedades humanas, conhecidos como serviços ambientais (ou ecossistêmicos). O desconhecimento sobre esses serviços alimenta a crença de autonomia das atividades humanas, precipitando a perda de ecossistemas, biodiversidade e degradação ambiental. Nesse contexto, o presente trabalho investigou como as pessoas percebem a importância e os benefícios dos serviços ecossistêmicos prestados por uma área de elevado potencial turístico e recreativo, no caso, a Cachoeira do Roncadeira, localizada no distrito de Taquaruçu, Palmas (Tocantins). O estudo entrevistou pessoas na área da cachoeira (grupo Cachoeira) e em centros urbanos da cidade de Palmas (grupo Urbano), entre janeiro e fevereiro de 2013. Utilizando questionário estruturado, avaliou-se (i) o perfil do entrevistado, (ii) a frequência de uso da cachoeira, e (iii) a relação entre usuário e ecossistema. Com relação ao último ponto, investigamos a compreensão do entrevistado em relação à importância de 11 serviços ecossistêmicos gerados pela cachoeira e seu entorno, sua percepção quanto aos benefícios gerados pelos serviços, e o seu posicionamento quanto à perda ou transformação da área natural. A pesquisa entrevistou 45 pessoas no grupo Urbano e 109 no grupo Cachoeira. No geral, o perfil das respostas foi muito semelhante entre os dois grupos. A maior parte dos entrevistados declarou frequentar áreas naturais entre 1 e 3 vezes por ano. De maneira geral, as pessoas entrevistadas apresentaram compreensão heterogênea sobre a importância dos serviços ambientais. Alguns serviços foram bem reconhecidos (i.e. biodiversidade, recursos hídricos, valor cultural, educação e regulação do clima), porém outros foram mal valorizados (i.e. produção de alimentos, matéria-prima, combustível e controle de doenças). Quase todos os entrevistados declararam sentir-se beneficiados por algum serviço, especialmente aqueles atrelados ao turismo (i.e. biodiversidade, recreação e cultura); no entanto, o percentual de beneficiados (declarados) foi baixo para a maior parte dos serviços. Aproximadamente metade dos entrevistados se posicionou contra qualquer tipo de modificação na área; os demais demonstraram interesse na implantação de alguma atividade econômica na região. Os resultados indicam, de maneira geral, que as pessoas têm compreensão limitada sobre a importância do ecossistema ripário como provedor de serviços ambientais, apontando a necessidade de esclarecimento, para o público geral e autoridades, sobre o funcionamento dos sistemas naturais, seus serviços e sua relação com o bem-estar humano. O ecoturismo pode desempenhar papel positivo nesse processo.