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A percepção autóctone sobre os ambientes naturais com potencial ecoturístico em Luminárias (MG): dinâmica e consequências
 
     A percepção autóctone sobre os ambientes naturais com potencial ecoturístico em Luminárias (MG): dinâmica e consequências
     Perception autoctone on natural environments with ecotouristic potential in Luminárias (MG, Brazil): dynamics and consequences
     


Autor(es):
do Couto Carvalho, Vinícius
Silveira, Wanderley Jorge
Souza, Cléber Rodrigo de
Fernandes, Thallita Mayra Soares
Aurélio Leite Fontes, Marco


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 13 n. 1 (2020): fevereiro-abril/2020

Palavras-chave:
Ecoturismo; Protagonismo Social; Socioambientalismo


Resumo: O ecoturismo é considerado uma atividade com potencial baixo impacto ambiental, geradora de benefícios sociais e, dependente da existência de atrativos naturais. Mas como os indivíduos autóctones percebem essa atividade e se relacionam com suas áreas naturais? O objetivo, neste estudo, foi analisar em que nível os indivíduos autóctones se envolvem com os ambientes naturais com potencial ecoturístico e como os percebem em uma localidade em fase inicial de desenvolvimento de práticas ecoturísticas, e a dinâmica desse envolvimento e percepção, a partir do olhar dos jovens, em dois períodos com intervalo de nove anos. Para isso, utilizou-se da iconografia com apresentação de dez fotografias de ambientes com potencial ecoturístico da localidade de Luminárias, Minas Gerais - Brasil, para estudantes do ensino médio, com posterior aplicação de um questionário semiestruturado, nos anos de 2007 e 2016. Empregou-se ainda a técnica de observação participante. Como resultado, os ambientes naturais com potencial ecoturístico foram reconhecidos em diferentes níveis e considerados como de alta atratividade, mas seu uso turístico é de baixo envolvimento com os indivíduos autóctones. Os resultados demonstraram ainda que, na dificuldade de uma mobilização contínua que alcance a população, os ambientes escolares mostram-se como espaços facilitadores para o processo de sensibilização e inserção social no planejamento do ecoturismo.