Publicações de Turismo
Nova busca:        


A importância dos parques urbanos para a manutenção da biodiversidade e benefícios socioambientais: Uma análise realizada no Parque do Flamengo (Rio de Janeiro).
 
     A importância dos parques urbanos para a manutenção da biodiversidade e benefícios socioambientais: Uma análise realizada no Parque do Flamengo (Rio de Janeiro).
     The importance of urban parks for the maintenance of biodiversity and socio-environmental benefits: An analysis conducted at the Flamengo Park (Rio de Janeiro, Brazil).
     La importancia de los parques urbanos para mantener la biodiversidad y los beneficios sociales y ambientales: un análisis realizado en el Parque Flamengo (Río de Janeiro).


Autor(es):
Graça, Phillipe Knippel do Carmo
Telles, Flávio Pereira


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 13 n. 4 (2020): novembro/2020-janeiro/2021

Palavras-chave:
Parques urbanos; Desenvolvimento sustentável; Cidades verdes; Sustentabilidade; Parque do Flamengo


Resumo: O estudo buscou demonstrar os benefícios do Parque Brigadeiro Gomes - Aterro do Flamengo, RJ, para a fauna e sociedade, e identificar a percepção ambiental dos visitantes da área. Pela revisão teórica do tema sobre a conservação da biodiversidade em áreas urbanas foi feita uma pesquisa de campo através de questionário com 14 perguntas, aplicado a 200 visitantes do parque. 77,8% dos entrevistados são mulheres e a faixa etária que prevaleceu foi entre 26 a 39 anos. 43,4% dos entrevistados informaram que o maior benefício gerado pelo parque é a saúde, além disso, 79,6% mostraram insatisfação com a segurança local e 65% não aprovam a quantidade de áreas verdes disponíveis no Rio de Janeiro. Conclui-se que o Parque Aterro do Flamengo é notável para a evolução da cidade, pois realiza funções sócio-ambientais, oferece lazer, turismo, e ameniza a paisagem urbana gerando efeitos ambientais positivos para o entorno. O parque gera também benefícios no bem-estar dos frequentadores, na qualidade de vida e na saúde física e mental, conforme constatado. A massa vegetal existente no Parque do Flamengo é uma importante área de conservação em meio urbano para a sustentabilidade da cidade, oferece proventos à fauna e melhora a qualidade de vida dos habitantes.