Publicações de Turismo
Nova busca:        


Valoração contingente como instrumento para análise socioambiental do valor de acesso: o caso do Parque das Andreas em Pacatuba (CE)
 
     Valoração contingente como instrumento para análise socioambiental do valor de acesso: o caso do Parque das Andreas em Pacatuba (CE)
     Contingent valuation as an instrument for socio-environmental analysis of the access value: the case of Parque das Andreas in Pacatuba (CE, Brazil)
     


Autor(es):
Brito, Jefferson
Paiva, Gheysa Mara Carneiro


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 13 n. 2 (2020): maio-julho/2020; 240-254

Palavras-chave:
Valoração Contingente; Balneário Bica das Andreas; Valoração Ambiental


Resumo: A aplicação da valoração ambiental contingente possibilita compreender o valor de bens ambientais em suas facetas tangíveis e intangíveis. O modelo de valoração contingente permite identificar o valor de uso, não uso e de existência. Esses valores podem mensurar o nível de bem-estar da sociedade. Este artigo desenvolveu um estudo de caso a partir de uma pesquisa quantitativa através de questionário semiestruturado. A aplicação da valoração contingente (DAP) aplicado ao parque Balneário Bica das Andreas buscou avaliar o perfil social, econômico e sensibilidade ambiental dos visitantes, determinando o valor ambiental a partir da opinião dos usuários e assim, subsidiar uma atualização da taxa de entrada cobrada atualmente, com o intuito de garantir recursos para a melhoria das ações de sustentabilidade ambiental no Parque. O resultado mostrou que 72% dos usuários compreenderam que o atual valor da entrada, R$ 4,00 a inteira, deve ser mantido, por já atender as demandas dos usuários, ressaltando que 77,34% afirmaram elevado nível de satisfação. A valoração contingente a partir da pesquisa obteve um valor de R$ 345.000,00 por ano.