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HOSPITALIDADE COMERCIAL NOS SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO: UMA ANÁLISE EM MOSSORÓ/RN
 
     HOSPITALIDADE COMERCIAL NOS SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO: UMA ANÁLISE EM MOSSORÓ/RN
     
     


Autor(es):
Medeiros de Araújo, Richard
Gonçalves, Salete
Matias, Israela


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 8 n. 1 (2014); 59 - 94

Palavras-chave:


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como a hospitalidade comercial se manifesta na gestão dos serviços de restauração da cidade de Mossoró/RN, tendo como objetivos específicos: observar como o bem receber comercial é realizado nos restaurantes pesquisados; verificar como o bem hospedar comercial ocorre nas empresas investigadas; identificar os elementos envolvidos no bem alimentar comercial dos equipamentos de Alimentos & Bebidas pesquisados; e averiguar de que forma o bem entreter comercial se relaciona nos restaurantes em questão. Como estratégia, adotou-se uma pesquisa de modo descritivo, em quatro restaurantes escolhidos através do tipo de serviço oferecido (self service e a la carte) e quantidade de funcionários (até trinta). A análise dos resultados foi feita a partir dos quatro pilares da Hospitalidade, utilizando a escala de Likert nos formulários aplicada aos garçons e uma entrevista semi-estruturada para os seus respectivos gestores. Os resultados dessa investigação, associados a teorias pertinentes, possibilitaram constatar que, a percepção dos entrevistados quanto ao grau de concordância apontou que é existente a prática da hospitalidade comercial na restauração, apesar da mesma ser compreendida apenas pela vivência de mercado, além disso, o foco das ações é no bem receber. Face ao exposto, conclui-se que mesmo sem o conhecimento de base teórica da hospitalidade, a mesma está presente no ramo gastronômico e pode ser observada através de expressões relacionadas à infraestrutura, alimentação, acolhimento e por fim, entretenimento.