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Expectativas e Avaliações de Egressos de um Curso de Condutor de Turismo em Unidade de Conservação no Polo Turístico Chapada das Mesas (MA)
 
     Expectativas e Avaliações de Egressos de um Curso de Condutor de Turismo em Unidade de Conservação no Polo Turístico Chapada das Mesas (MA)
     Expectations and Evaluations of Graduates of a Course in Tourism Conductor in a Conservation Unit in the Tourist Pole Chapada das Mesas (MA, Brazil)
     


Autor(es):
Meira, Celso Maciel de
Lima, Thamires Barroso
Serra, Débora Rodrigues de Oliveira
Kushano, Elizabete Sayuri


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 14 n. 3 (2021): agosto-outubro/2021

Palavras-chave:
Educação Profissional; Condutor de Turismo; Unidade de Conservação; Avaliações; Estatística Textual; IRamuteq.


Resumo: A educação profissional no Brasil oficializou-se no ano de 1909, tendo alcançado mais de um século de existência e, ao longo de sua trajetória, tem passado por formas diversas de organização e modalidades em sua oferta, dentre as quais, atualmente, a modalidade Formação Inicial Continuada (FIC). Em se tratando da modalidade em questão, ela vem sendo ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Avançado Carolina. Concernente ao segmento de turismo, o mencionado campus oferta o Curso de Condutor de Turismo em Unidade de Conservação Ambiental Local (CTUCAL). As expectativas e avaliações dos egressos deste curso foram consideradas como problema de pesquisa. Assim, se estabeleceu como objetivo analisar as expectativas dos egressos do curso em questão, com vistas ao que esperavam do curso (ao ingressar) e avaliações (ao integralizar). Em termos metodológicos, além da utilização das técnicas de pesquisa descritiva, foram aplicadas análises textuais, com aporte qualitativo. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários, com questões abertas, aplicadas aos egressos do referido curso. Para o tratamento, análise e interpretação dos dados, se fez uso dos recursos de estatística textual, por meio do software IRamuteq. Os resultados desta pesquisa revelaram que os métodos sistematicamente aplicados (teoria e prática) durante o curso representaram em solução pedagógica no processo de aprendizagem, sendo uma ferramenta útil na aquisição de conhecimentos, haja vista que os discentes foram inseridos em atividades de campo, possibilitando, assim, o estabelecimento de relações entre os conteúdos abordados em sala e a possibilidade de suas aplicações em futuras práticas profissionais do Condutor de Turismo em Unidade de Conservação. Com efeito, o caráter prático do curso foi um dos pontos ressaltados pelos egressos, culminado em superação de suas expectativas.