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Vender cultura? Entre a mercantilização e o controle cultural no turismo alternativo indígena.
 
     Vender cultura? Entre a mercantilização e o controle cultural no turismo alternativo indígena.
     ¿Vender cultura? Entre mercantilización y control cultural en el turismo alternativo indígena.
     Selling culture? Between commoditisation and cultural control in Indigenous alternative tourism.


Autor(es):
Coronado, Gabriela


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 12 n. 1 (2014); 11-28

Palavras-chave:
Turismo alternativo; Os povos indígenas; Natureza/Cultura Nexus; Eco -Turismo cultural; Mercantilização/autenticidade; México; Peru


Resumo: As culturas indígenas são importantes para o turismo, mas seus proprietários têm sido sistematicamente excluídos de seus benefícios e controle. Para contrariar esta tendência, algumas organizações indígenas estão a tornar-se agentes turísticos que oferecem um turismo ecológico-cultural alternativo. Seu mercado do nicho tem o consciousness social e ecológico mas, baseado em ideologies postcolonialist, espera ainda a cultura ser “autêntico”. Para ter êxito, as organizações indígenas precisam de gerir as tensões entre a sua própria cultura e identidades, e o que o mercado exige. Aplicando a noção de controle cultural, neste artigo eu avalio como os projetos alternativos em México e em Peru tratam do desafio da cultura e da natureza do produising em seus próprios termos. Para compreender os paradoxos que enfrentam, analiso as suas representações culturais, identidades organizacionais e alianças através de uma leitura etnográfica das suas histórias na Internet.