Publicações de Turismo
Nova busca:        


Consumo turístico e desigualdade social em Espanha
 
     Consumo turístico e desigualdade social em Espanha
     Tourism consumption and social inequality in Spain
     Consumo turístico y desigualdad social en España


Autor(es):
Rodríguez González, Pablo


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 12 n. 1 (2014); 29-51

Palavras-chave:
participação no turismo; sociologia econômica; análise de segmentação; demanda turística


Resumo: O artigo reexamina a relação entre consumo turístico e desigualdade social no marco da sociedade espanhola, atualizando a perspectiva sociológica sobre este tema a partir de uma pesquisa realizada em origem a população adulta. O consumo turístico é operacionalizado mediante uma tipologia que permite examinar criticamente as teses da universalização e a diferenciação do consumo turístico, mediante análise de segmentação (CHAID) que permitem reflectir as interacções entre as múltiplas dimensões da estrutura social, identificando grupos privilegiados e excluídos do consumo turístico.