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A centralidade das administrações públicas nas redes sociais do turismo industrial. Uma comparação entre Bages-Berguedà e Haut-Rhin.
 
     A centralidade das administrações públicas nas redes sociais do turismo industrial. Uma comparação entre Bages-Berguedà e Haut-Rhin.
     The centrality of public administrations in the social networks of industrial tourism. A comparison between Bages-Berguedà and Haut-Rhin.
     La centralidad de las administraciones públicas en las redes sociales del turismo industrial. Una comparación entre el Bages-Berguedà y el Haut-Rhin.


Autor(es):
Prat Forga, José María
Cànoves Valiente, Gemma


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 11 n. 4 (2013); 513-524

Palavras-chave:
turismo industrial; redes sociais; governança


Resumo: As mudanças nos hábitos e motivações dos turistas têm servido nos últimos anos para modificar a oferta de produtos turísticos. Um deles é o turismo industrial, baseado na valorização turística do património industrial. Os agentes envolvidos no desenvolvimento deste turismo criaram redes sociais onde, devido à sua situação, centralidade e poder de intermediação, se destacam os organismos públicos. No presente trabalho, através do Ucinet 6, é feita uma análise destas redes sociais em algumas zonas da Catalunha e da Alsácia com um património industrial significativo; confirmando que estas organizações desempenham um papel fundamental como motor destas redes sociais e do desenvolvimento deste tipo de turismo num determinado território.