Publicações de Turismo
Nova busca:        


Proposta de matriz para avaliação de projetos Geoparques na América Latina, com base em Áreas Naturais Protegidas: Aplicação e Casos de Estudo.
 
     Proposta de matriz para avaliação de projetos Geoparques na América Latina, com base em Áreas Naturais Protegidas: Aplicação e Casos de Estudo.
     Proposed matrix for the evaluation of geoparks projects in Latin America, based on Natural Protected Areas: Application and Case Studies.
     Propuesta de matriz para evaluación de proyectos geoparques en América Latina, con base en Áreas Naturales Protegidas: Aplicación y Casos de Estudio.


Autor(es):
Sánchez Cortez, José Luis
Arredondo García, María Concepción
Leyva Aguilera, Juana Claudia
Ávila Serrano, Guillermo
Figueroa Beltrán, Carlos
Mata Perelló, Josep


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 12 n. 2 (2014); 383-394

Palavras-chave:
Comunicação turística; Folheto; Imagem; Destino turístico; Estereótipo


Resumo: As áreas naturais sob regime de proteção foram consideradas como locais com limitada participação comunitária, especialmente na América Latina, onde são evidentes os níveis de marginalização e desigualdade. Os projetos de Geoparques atuam como alternativas vinculativas entre a sociedade e o patrimônio natural com base nas áreas protegidas já existentes. Em tal virtude, recolheu-se informação social por meio de pesquisas e observação direta em oito territórios de quatro países latino-americanos: Brasil, Chile, Equador e México; com o objectivo de examinar as condições de participação e de percepção comunitária. Os resultados mostram uma semelhança nos aspectos estimados para Geoparques e áreas naturais protegidas (ANP) com respeito ao fundo social, não obstante se percebem temas como as motivações, comunicação e informação que devem ser trabalhados de forma intensiva, para melhorar a participação e, por sua vez, a percepção das comunidades locais.