Publicações de Turismo
Nova busca:        


Contribuição teórica e conceptual para o Turismo como disciplina académica baseada no património como processo de valorização turística dos territórios
 
     Contribuição teórica e conceptual para o Turismo como disciplina académica baseada no património como processo de valorização turística dos territórios
     Conceptual theoretical contribution to tourism as an academic discipline from the patrimonial as a process of tourist valorization of territories
     Aporte teórico conceptual al Turismo como disciplina académica a partir de la patrimonialización como proceso de valorización turística de los territorios


Autor(es):
Guerrero, Ana Lía del Valle
Gallucci, Silvana Soledad


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 13 n. 1 (2015); 145-156

Palavras-chave:
Patrimonialização; Valorização Turística; Análise Multiscale e Transscale; Turismo como Disciplina Académica


Resumo: O presente artigo é uma contribuição que visa esclarecer e enriquecer o quadro conceptual teórico do turismo como disciplina académica, ainda em construção. Baseia-se num diálogo gerado pela formação geográfica e turística dos autores, a fim de reflectir sobre o uso de alguns termos - principalmente expostos a partir da Geografia por vários autores - e aplicados na disciplina de Turismo para o estudo dos processos de construção de territórios turísticos. O artigo é baseado na revisão de bibliografia específica e em trabalhos de pesquisa acadêmica anteriores dos autores. Neste contexto, o objectivo geral é analisar a relação entre os processos de valorização do património turístico e os processos de valorização realizados pelos actores sociais de um território turístico a diferentes escalas, a partir de três abordagens teóricas e conceptuais. Esta reflexão é construída com as contribuições das Ciências Geográficas e, em particular, da Nova Geografia Cultural mas filtrada e enriquecida com as características do Turismo como disciplina académica.