Publicações de Turismo
Nova busca:        


Atividade empresarial e resultados percebidos além da racionalidade econômica: o caso do turismo rural
 
     Atividade empresarial e resultados percebidos além da racionalidade econômica: o caso do turismo rural
     Business activity and perceived results beyond economic rationality: the case of rural tourism
     Actividad empresarial y resultados percibidos más allá de la racionalidad económica: el caso del turismo rural


Autor(es):
Diéguez Castrillón, Mª Isabel
Sinde Cantorna, Ana I.
Gueimonde Canto, Ana


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 12 n. 1 (2014); 79-93

Palavras-chave:
turismo rural; actividade empresarial; Galiza; estudo de caso


Resumo: A maioria das pesquisas realizadas sobre turismo rural no âmbito espanhol provêm do campo da geografia, da sociologia, da economia e do marketing. Analisam a sua importância para o desenvolvimento das zonas rurais, a fixação da população no território, a valorização das potencialidades do meio rural, a satisfação do consumidor, a qualidade de serviço e/ou o destino turístico. Este trabalho complementa os anteriores, ao analisar o comportamento empresarial em termos de resultados perceptíveis da actividade empresarial, considerando não só resultados objectivos mas também subjectivos no caso dos estabelecimentos de turismo rural da comunidade autónoma da Galiza (Espanha).  Conclui-se que a dimensão, o carácter familiar do estabelecimento, a criação de uma nova empresa e a experiência prévia em gestão dos proprietários são elementos que influenciam positivamente a percepção de resultados objetivos e subjetivos.