Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 12 n. 1 (2014); 79-93
Palavras-chave:
turismo rural; actividade empresarial; Galiza; estudo de caso
Resumo: A maioria das pesquisas realizadas sobre turismo rural no âmbito espanhol provêm do campo da geografia, da sociologia, da economia e do marketing. Analisam a sua importância para o desenvolvimento das zonas rurais, a fixação da população no território, a valorização das potencialidades do meio rural, a satisfação do consumidor, a qualidade de serviço e/ou o destino turístico. Este trabalho complementa os anteriores, ao analisar o comportamento empresarial em termos de resultados perceptíveis da actividade empresarial, considerando não só resultados objectivos mas também subjectivos no caso dos estabelecimentos de turismo rural da comunidade autónoma da Galiza (Espanha). Conclui-se que a dimensão, o carácter familiar do estabelecimento, a criação de uma nova empresa e a experiência prévia em gestão dos proprietários são elementos que influenciam positivamente a percepção de resultados objetivos e subjetivos.