Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 14 n. 1 (2016); 41-58
Palavras-chave:
Acessibilidade; pessoas com deficiência; turismo para pessoas com deficiência
Resumo: O turismo para pessoas com deficiência é um campo pouco trabalhado nas revistas científicas sobre turismo publicadas na Ibero-América. Para além dos artigos serem escassos sobre o tema, não há consenso em termos de abordagem. Isto deve-se ao facto de que os conceitos de deficiência, acessibilidade e turismo têm mais discrepâncias do que os acordos. O objetivo deste trabalho é categorizar os artigos sobre turismo para pessoas com deficiência publicados em revistas científicas de turismo na Ibero-América, dependendo das interpretações de deficiência e acessibilidade. Foi utilizado o método de análise de conteúdos. Foram revistas 34 revistas, das quais 20 artigos publicados relacionados com o tema. Foram analisados 43 textos no total. Os resultados da categorização mostraram uma predominância de pesquisas provenientes de universidades brasileiras e, três padrões principais seguidos pelos autores em seus artigos: a) atitudes - hospitalidade - inclusão social; enquadramento jurídico - obrigação legal; e oportunidade de negócios. O turismo para pessoas com deficiência é um campo pouco trabalhado nas revistas científicas sobre turismo publicadas na Ibero-América. Além dos artigos serem escassos sobre o tema, não há um consenso em termos de abordagem. Isso se deve ao fato de que os conceitos de deficiência, acessibilidade e turismo têm mais discrepâncias do que os acordos. O objetivo deste trabalho é categorizar os artigos sobre turismo para pessoas com deficiência publicados em revistas científicas de turismo na Ibero-América, dependendo das interpretações de deficiência e acessibilidade. O método de análise de conteúdo foi utilizado. Foram revistas 34 revistas, das quais 20 artigos publicados relacionados com o tema. Foram analisados 43 textos no total. Os resultados da categorização mostraram uma predominância de pesquisas provenientes de universidades brasileiras e, três padrões principais seguidos pelos autores em seus artigos: a) atitudes - hospitalidade - inclusão social; enquadramento jurídico - obrigação legal; e oportunidade de negócios.