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A Domesticação do Turismo: estratégias Pataxó na relação com agentes e agências de turismo em Coroa Vermelha
 
     A Domesticação do Turismo: estratégias Pataxó na relação com agentes e agências de turismo em Coroa Vermelha
     The tourism domestication: Pataxó strategies in relation to agents and travel agencies in Red Crown
     La domesticación del turismo: Estrategias de los Pataxó en relación a los agentes y agencias de viajes en Red Crown


Autor(es):
Neves, Sandro Campos


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 13 n. 3 (2015); 567-580

Palavras-chave:
Pataxó; Apropriação; Turismo; Domesticação; Economia


Resumo: As relações entre os índios Pataxó de Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália-BA e os agentes de turismo regionais, notadamente as agências de turismo receptivo são fundamentais para a sociabilidade local. Através da realização de pesquisa etnográfica em visitas intercaladas à aldeia de Coroa Vermelha, compreendendo um período total de oito meses, observei e descrevi a contemporaneidade do processo de implantação entre eles da atividade turística, sem descuidar de uma perspectiva diacrônica. Proponho a interpretação desse processo como a apropriação indígena do turismo, na expressão que utilizei para descrever o que compreendo como a pacificação/domesticação pelos índios da atividade turística. Nesse processo, conforme descrevo, os Pataxó lançam mão de sutis e sofisticadas estratégias de emulação, imitação e contraste com os conceitos e objetos “dos brancos” utilizados para fazer o turismo. Proponho que através de uma leitura etnograficamente informada dessas estratégias é possível compreender a forma como os Pataxó articulam a manutenção da tradição e a instituição da mudança em sua sociedade, constituindo-se como protagonistas delas e não como suas vítimas.