Publicações de Turismo
Nova busca:        


Um contributo do marketing sensorial para o marketing da experiência turística rural
 
     Um contributo do marketing sensorial para o marketing da experiência turística rural
     A contribution of sensorial marketing for marketing of rural tourism experience. Sensory rural marketing tourist experiences
     Una contribución del marketing sensorial a la comercialización de la experiencia del turismo rural


Autor(es):
Agapito, Dora
Mendes, Júlio da Costa
Valle, Patrícia
Almeida, Hugo


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 12 n. 3 (2014): Special Issue. Rural tourism experiences; 611-621

Palavras-chave:
marketing sensorial; rural; cinco sentidos


Resumo: A importância dos cinco sentidos humanos – visão, audição, olfato, paladar e tato – no marketing de experiências turísticas positivas, únicas e memoráveis tem vindo a ser enfatizada no âmbito da investigação em turismo. Particularmente, a riqueza multissensorial e a vulnerabilidade dos recursos endógenos existentes nas áreas rurais, com características divergentes do ambiente urbano e potenciadoras de atividades ligadas à natureza e aos ativos rurais, justificam um marketing da experiência turística adequado ao desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Considerando o contributo do marketing sensorial para o design de um ambiente potenciador de experiências turísticas desejáveis e para a segmentação de turistas, o presente trabalho pretende refletir sobre o papel dos cinco sentidos no marketing de experiências turísticas que reforcem o desenvolvimento sustentável dos destinos rurais.