Publicações de Turismo
Nova busca:        


Vendas populares de alimentos em Santa Marta, a cidade turística da informalidade
 
     Vendas populares de alimentos em Santa Marta, a cidade turística da informalidade
     Popular food sales in Santa Marta, the tourist city of informality
     Ventas de comida popular en Santa Marta, la ciudad turística de la informalidad


Autor(es):
Acevedo Merlano, Alvaro Alfonso


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 13 n. 5 (2015); 1183-1198

Palavras-chave:
Cultura; informalidade; resistência; oralidade; Santa Marta


Resumo: Este artigo trata das vendas e vendedores ambulantes no centro histórico do distrito turístico, cultural e histórico de Santa Marta Colômbia. Está parcialmente enquadrada no campo da antropologia alimentar e enfatiza a resistência popular envolvida nestas práticas informais em relação a um processo de renovação urbana e 'limpeza social' do centro de Santa Marta. O documento tem uma análise do conteúdo etnográfico num quadro conceptual que articula as dimensões categóricas de cultura e alimentação, subalternidade, informalidade, resistência, identificações, memória e semântica de valorização e comunicação. Tudo isso, com o objetivo de descrever e analisar as trajetórias pessoais, trabalhistas e sociais que geraram as manifestações gastronômicas da venda informal de alimentos na cidade de Santa Marta.