Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo e Património na Quebrada de Humahuaca
 
     Turismo e Património na Quebrada de Humahuaca
     Tourism and Heritage in the Quebrada de Humahuaca
     Turismo y Patrimonio en la Quebrada de Humahuaca. Lugar, actores y conflictos en la definición de un destino turístico. Claudia Troncoso.


Autor(es):
Korstanje, Maximiliano Emanuel


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 13 n. 2 (2015): Special Issue: Overview of Anthropology of Tourism from South; 435-437

Palavras-chave:
gentrificação; teoria da cultura; turismo; conflito


Resumo: A presente revisão crítica explora as limitações da visão de Troncoso em relação aos efeitos imobiliários em Humahuaca, Argentina. Alguns espaços são mercantilizados, outros são minados. Ela argumenta convincentemente que o crescimento do turismo, desde o século XX, tem estado na agenda do governo argentino simplesmente porque representa um terreno fértil para novas rendas. O livro é formado por sete capítulos que exploram não apenas as consequências do turismo nas comunidades locais, como a Quebrada de Huamahuaca, mas as práticas e comportamentos que esses lugares geram.  O que este livro discute é até que ponto o conceito de patrimônio delineia a atratividade dos lugares, enquanto ignora outros. Metodicamente falando, a pesquisa se baseia em uma combinação de fontes primárias e secundárias, que vão desde documentos produzidos por organizações relacionadas ao turismo, até estatísticas sólidas respeitando a promoção do turismo. Além disso, revistas, jornais e outras fontes são utilizadas para orientar a investigação do trabalho de campo da pesquisa. A lacuna gerada pela falta de informação foi preenchida por entrevistas pessoais a pessoas-chave.