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Agências de Viagens que enfrentam a influência das Redes Sociais no turismo. O caso do Ourense.
 
     Agências de Viagens que enfrentam a influência das Redes Sociais no turismo. O caso do Ourense.
     Travel Agencies under the influence of social networks on tourism. The case of Ourense
     Las Agencias de Viajes ante la influencia de las Redes Sociales en el turismo. El caso de Ourense.


Autor(es):
Rodríguez Cid, Laura
Fraiz Brea, José Antonio
Ramos Valcárcel, David


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 13 n. 4 (2015): Special Issue. The constant evolution of Tourism: innovation, technology, new products and experiences; 829-836

Palavras-chave:
Agências de viagens; anais de marketing; Web 2.0; Redes Sociais; criação de conteúdos; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).


Resumo: O modelo turístico tradicional sofreu uma mudança com a chegada de novas tecnologias. As ferramentas tradicionais de marketing utilizadas pelas Agências de Viagens estão sendo deixadas para trás para dar lugar a novos e melhores métodos de marketing e promoção de produtos turísticos baseados no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Os hábitos de compra mudaram devido à rápida evolução da Internet nos últimos 10 anos. Passou da Web 1.0, que é estática e legível, para a Web 2.0 que generalizou a criação de conteúdos e a comunicação on-line entre usuários, tornando-se criadores e, por sua vez, consumidores de informação. Nos últimos anos, as empresas de turismo começaram a criar canais de marketing directo com os clientes, evitando assim negociações com intermediários, o que melhorou a eficiência e reduziu os custos. Isto tem permitido aos utilizadores contratar uma viagem ou um serviço turístico através da rede a custos significativamente mais baixos. O conselho que antes só se encontrava nas Agências de Viagens é agora prestado por utilizadores que consumiram o serviço e cuja experiência proporciona uma visão única e diferente. Todo este fenómeno fez com que este sector ficasse em segundo plano, com um turista mais experiente, mais exigente e mais familiarizado com estas novas ferramentas nascidas da Web 2.0. Muitas agências fecharam seus negócios e tendem a desaparecer como os conhecemos hoje. No entanto, há muitas possibilidades para eles se adaptarem ao mercado atual, um ambiente que incentiva o uso de novas tecnologias e usa a Web 2.0 e as Redes Sociais para manter e atrair novos clientes.