Publicações de Turismo
Nova busca:        


Novas tecnologias para a interpretação e promoção dos recursos do turismo cultural
 
     Novas tecnologias para a interpretação e promoção dos recursos do turismo cultural
     New technologies for the interpretation and promotion of cultural tourism resources
     Nuevas tecnologías para la interpretación y promoción de los recursos turísticos culturales


Autor(es):
Caro, José
Luque, Ana
Zayas, Belen


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 13 n. 4 (2015): Special Issue. The constant evolution of Tourism: innovation, technology, new products and experiences; 931-945

Palavras-chave:
Turismo Cultural; SIG; Web 2.0; Realidad Aumentada; 3D.


Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm revolucionado a forma como o património cultural é promovido e interpretado no mundo do turismo. Hoje em dia, qualquer destino que pretenda ser competitivo deve actualizar continuamente toda a informação que possa ser de interesse para o visitante. O turista cuja principal motivação é a cultura, caracteriza-se por exigir uma grande quantidade de informação e por ser um consumidor de TICs. Os utilizadores tornaram-se utilizadores 2.0, caracterizados por estarem altamente ligados e gerarem informação e, sobretudo, opinião em redes sociais, blogs, etc., sendo fundamentais nos sistemas de reputação online. Este artigo analisa e classifica as TICs ligadas à interpretação, promoção e exploração turística dos recursos culturais. Assim, trataremos tanto dos instrumentos tradicionais como das tecnologias actuais no domínio da promoção e valorização do património cultural. Estes instrumentos, além de serem um veículo de promoção, marketing e até mesmo de planejamento do destino turístico, oferecem a oportunidade de melhorar a interpretação e a gestão do patrimônio cultural nestes espaços.