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Configurações hoteleiras baseadas em prioridades competitivas e sua relação com o tamanho, categoria e desempenho organizacional
 
     Configurações hoteleiras baseadas em prioridades competitivas e sua relação com o tamanho, categoria e desempenho organizacional
     Hotel configurations based on competitive priorities and their relationship to size, category and organizational performance
     Configuraciones en el sector hotelero basadas en las prioridades competitivas y su relación con el tamaño, categoría y el resultado organizativo


Autor(es):
Espino-Rodríguez, Tomas Francisco
Gil-Padilla, Antonia Mª


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 15 n. 1 (2017); 211-228

Palavras-chave:
prioridades competitivas; hotel; resultado organizativo


Resumo: Existem vários artigos na literatura de gestão de operações que analisam uma taxonomia ou configuração de diferentes estratégias de operações na indústria. No entanto, no sector do turismo e em particular no sector hoteleiro, não existem documentos que definam uma taxonomia das estratégias operacionais baseada na ênfase das prioridades competitivas (custo, qualidade, serviço, flexibilidade e ambiente). Portanto, este trabalho tenta definir uma taxonomia das diferentes estratégias de operação no setor hoteleiro. Uma vez identificadas as diferentes configurações, estabelece-se se existem diferenças significativas entre os grupos hoteleiros no que diz respeito ao desempenho organizacional, considerado desde a sua dupla perspectiva: financeira e não financeira. Por outro lado, é feita uma análise sobre se a categoria do hotel pode determinar o tipo de configuração do hotel. É analisada uma amostra representativa dos hotéis de um dos principais destinos turísticos da Espanha. Os resultados indicam que existem três grupos diferenciados de hotéis de acordo com as prioridades competitivas. Um primeiro grupo enfatizando prioridades competitivas relacionadas a custo e flexibilidade, um segundo grupo enfatizando todas as prioridades competitivas e um terceiro grupo enfatizando objetivos operacionais relacionados a qualidade e serviço. Mostra-se também que o resultado organizacional é diferente para alguns grupos hoteleiros definidos por prioridades competitivas. Finalmente, mostra-se que as variáveis contextuais estão relacionadas com os grupos hoteleiros. Assim, a categoria e o tamanho estão relacionados com as prioridades competitivas enfatizadas.