Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo induzido por filmes: Uma segmentação de classe latente baseada na satisfação e nas intenções futuras
 
     Turismo induzido por filmes: Uma segmentação de classe latente baseada na satisfação e nas intenções futuras
     Turismo inducido por el cine: Una segmentación de clases latente basada en la satisfacción y las intenciones futuras
     Film-induced tourism: A latent class segmentation based on satisfaction and future intentions


Autor(es):
Millán, Ángel
García, Juan A.
Díaz, Estrella


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 14 n. 4 (2016); 875-888

Palavras-chave:
Turismo cinematográfico; Satisfação; Lealdade; Segmentação; Análise de clusters de classe latente.


Resumo: O turismo cinematográfico tornou-se o motor do desenvolvimento turístico para muitos destinos. O objetivo desta pesquisa é avaliar os efeitos de uma rota de filme sobre: (1) o tamanho relativo dos vários grupos de visitantes; (2) satisfação geral; (3) intenções de revisitar o destino; e (4) intenções de recomendá-lo. Os resultados de uma pesquisa com 226 visitantes indicam que a dimensão dos três grupos identificados variou significativamente como resultado da campanha de promoção da rota do filme, enquanto a satisfação geral com o destino e as intenções de recomendá-lo diminuíram. O estudo preenche algumas lacunas de pesquisa no campo do turismo cinematográfico, propondo uma segmentação baseada nas intenções de satisfação e lealdade dos visitantes. Esta pesquisa fornece recomendações para promotores de rotas de filmes e organizações de marketing de destino.