Publicações de Turismo
Nova busca:        


A herança industrial petrolífera na Patagônia: Comodoro Rivadavia (Argentina) e Cerro Sombrero (Chile), uma perspectiva comparativa.
 
     A herança industrial petrolífera na Patagônia: Comodoro Rivadavia (Argentina) e Cerro Sombrero (Chile), uma perspectiva comparativa.
     Oil Industrial Heritage in Patagonia: Comodoro Rivadavia (Argentina) and Cerro Sombrero (Chile) a comparative perspective
     El patrimonio industrial petrolero en la Patagonia: Comodoro Rivadavia (Argentina) y Cerro Sombrero (Chile) una perspectiva comparada.


Autor(es):
Acevedo Méndez, Pia Tamara
Ciselli, Graciela
Rojas Sancristoful, Carlos


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 14 n. 4 (2016)

Palavras-chave:
Patrimônio industrial; Memória petrolífera; Identidade; Patagônia.


Resumo: A descoberta de petróleo em 1907 em Comodoro Rivadavia, Província de Chubut na Patagônia Argentina e em 1945 em Manantiales, Província de Tierra del Fuego no Chile, motivou a construção de espaços sócio-produtivos sob o modelo da Empresa Cidades em ambos os territórios. No caso argentino, a empresa estatal Yacimientos Petroliferos Fiscales (YPF) criou a Campamento Central e a Empresa Nacional del Petróleo (ENAP) criou o Cerro Sombrero, que na década de 1970 passou a fazer parte dos ejidos municipais como bairros no caso argentino e como municípios dependentes da administração estatal no caso chileno, transformando a forma como esses espaços são habitados. Desde 2014 ambos têm reconhecimento patrimonial relacionado ao seu passado petrolífero e à sua arquitectura moderna. O principal objetivo do artigo é comparar como as empresas petrolíferas articularam esses espaços 'urbanos' e comunidades sócio-laborais para a exploração do recurso e qual foi a construção da identidade dos Ypefeanos e Enapinos.