Publicações de Turismo
Nova busca:        


O ecoturismo como alternativa sustentável para proteger a floresta seca tropical peruana: o caso do Proyecto Hualtaco, Tumbes.
 
     O ecoturismo como alternativa sustentável para proteger a floresta seca tropical peruana: o caso do Proyecto Hualtaco, Tumbes.
     Ecotourism as a sustainable alternative to protect the peruvian tropical dry forest: The case of Proyecto Hualtaco, Tumbes
     El ecoturismo como alternativa sostenible para proteger el bosque seco tropical peruano: El caso de Proyecto Hualtaco, Tumbes.


Autor(es):
Gonzáles Mantilla, Pedro Gonzalo
Neri, Luciane


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 13 n. 6 (2015); 1437-1449

Palavras-chave:
Ecoturismo; Sustentabilidade; Potencialidade; Proposta; Projeto Hualtaco


Resumo: A floresta seca tropical peruana é um ecossistema de alto valor endêmico, de riqueza biológica e cultural e beleza paisagística, que está sendo ameaçado por conflitos sociais e gestão irresponsável de seus recursos. O Proyecto Hualtaco é uma concessão de conservação dentro deste ambiente, que se distingue pela sua localização estratégica e importância científica. Foi aí realizada uma avaliação do potencial do ecoturismo, cujos resultados foram utilizados para construir uma proposta de desenvolvimento do ecoturismo que conciliasse a conservação do património natural e o desenvolvimento económico local. Foram delineadas quatro áreas de utilização dentro da concessão. Cinco estratégias para o desenvolvimento do ecoturismo foram propostas, através de 33 atividades, programadas ao longo de um período de dois anos. Finalmente, foram delineados dez mecanismos de geração de renda e 28 indicadores para a gestão e monitoramento do ecoturismo, que são elementos-chave para o sucesso da proposta.