Publicações de Turismo
Nova busca:        


Cidades Património Mundial da Espanha: Reputação online como elemento de desenvolvimento turístico
 
     Cidades Património Mundial da Espanha: Reputação online como elemento de desenvolvimento turístico
     Spain's World Heritage Cities: Online Reputation as an element of tourism development
     Ciudades Patrimonio de la Humanidad de España: la Reputación Online como elemento de desarrollo turístico


Autor(es):
Márquez-González, Clara
Caro Herrero, José Luis


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 15 n. 2 (2017); 437-457

Palavras-chave:
Turismo cultural; Sitío do Património Mundial; Rede Social; Utilizador


Resumo: Resumo: O turismo cultural é um tipo de turismo que está a adquirir uma importância cada vez maior na Europa, representando actualmente 40% do turismo total. Isto reside não só na sua contribuição económica, mas também actua como conservador e protector dos recursos culturais e patrimoniais. A declaração do Património Mundial Humano ajuda a esta conservação mas também requer um grau de renovação por parte dos destinos, especialmente aqueles que se distinguem como Cidades Património Mundial. O turista 2.0 procura novas experiências através das experiências de outros utilizadores e utiliza a Internet como meio para planear a viagem. Os destinos devem gerir ferramentas de reputação on-line para uma maior satisfação do turista. Isto, juntamente com um grau crescente de desenvolvimento turístico, reforça o posicionamento das Cidades Património Mundial de Espanha no Mundo. O objetivo desta pesquisa é analisar a reputação online das Cidades Patrimônio Mundial da Espanha extrapolando de cada um de seus recursos para toda a cidade, a fim de identificar as cidades mais bem posicionadas nas ferramentas eWOM. Isto requer uma série de índices de presença baseados nas variáveis das ferramentas, assim como uma análise quantitativa das suas próprias variáveis que permitem este tipo de análise, e assim definir as cidades com melhor posicionamento na reputação online.