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Avaliação da qualidade de serviço na percepção do turista do vinho com Lógica Fuzzy e Soluções Ideais
 
     Avaliação da qualidade de serviço na percepção do turista do vinho com Lógica Fuzzy e Soluções Ideais
     Service quality evaluation in the perception of the wine tourist with Fuzzy Logic and Ideal Solutions
     Evaluación de la calidad del servicio en la percepción del turista del vino con Fuzzy Logic y Soluciones Ideales


Autor(es):
Freitas, Joao Batista de
Martín, Juan Carlos
Román, Concepción


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 15 n. 2 (2017); 341-358

Palavras-chave:
Lógica Fuzzy; Números Fuzzy Triangulares; TOPSIS; Enoturismo; Satisfação


Resumo: Este artigo resolve um problema multidimensional a fim de avaliar a satisfação do enoturista que visitou uma vinícola localizada no Sul do Brasil, empregando um método baseado em lógica difusa. Assim, um índice sintético de satisfação é calculado para um grupo de segmentos nos quais estamos interessados, a saber, o sexo e a imagem antes da visita. O problema da ambiguidade linguística é abordado com a teoria dos conjuntos difusos, aplicando números triangulares difusos (TFN). O índice sintético de satisfação baseia-se no conceito do grau de optimização pela técnica de semelhança de soluções ideais. Os resultados obtidos mostram que os segmentos analisados experimentaram diferentes níveis de satisfação. Os nossos resultados podem ser utilizados pelos directores das adegas, bem como pelos planificadores e gestores regionais, de forma a melhorar a competitividade deste nicho de mercado.