Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 16 n. 2 (2018); 415-428
Palavras-chave:
Turismo de intercambio; Gestión de emociones; Disney
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar as percepções de encantamento e/ou desencanto de estudantes brasileiros que experimentaram um programa de intercâmbio cultural trabalhando na Walt Disney World (Orlando) e sua cultura organizacional. Realizamos um estudo de pesquisa qualitativa com 17 ex-alunos brasileiros que trabalharam na Disney entre 2008 e 2013. Argumentamos que, tanto pelo encanto quanto pela magia, os estudantes de intercâmbio realizam seu trabalho em um ambiente de trabalho emocional dentro da cultura organizacional afetiva da Disney, que promove sentimentos incondicionais de felicidade e alegria entre esses funcionários. A disposição agradável dos funcionários é explorada comercialmente e transformada em lucro para a empresa através da gestão dos sentimentos dos funcionários, quando a regulação emocional acontece devido tanto à falta de pensamento crítico como ao desencanto devido às exaustivas exigências físicas e emocionais feitas pela empresa.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator