Publicações de Turismo
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Análise do ornamento retórico em publicações turísticas no Facebook como um recurso para gerar interações. Estudo de caso do site oficial da marca España Spain.info.
 
     Análise do ornamento retórico em publicações turísticas no Facebook como um recurso para gerar interações. Estudo de caso do site oficial da marca España Spain.info.
     Analysis of the rhetorical ornament in the tourist publications on Facebook as a resource to generate interactions. Case study of the official website of the brand España Spain.info.
     Análisis del ornato retórico en las publicaciones turísticas en Facebook como recurso para generar interacciones. Caso página oficial de la marca España Spain.info.


Autor(es):
Morcelo Ureña, Aylin Indhira
Rodríguez de la Cruz, Fray Lina
de la Morena Taboada, Marián


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 16 n. 1 (2018); 117-133

Palavras-chave:


Resumo: Um dos principais objectivos das marcas de turismo nas redes sociais é transmitir experiências únicas através de mensagens sublimes mas convincentes. Para cumprir este papel, recorrem frequentemente à ornamentação retórica (tropas e figuras literárias) que desempenham um papel crucial na criação de publicações criativas que encantam e persuadem o público, melhorando assim as suas atitudes em relação ao destino evocado. Este artigo analisa a ornamentação retórica utilizada nas publicações do perfil turístico do Spain.info no Facebook para determinar qual delas gera mais interação entre a sua comunidade. Um corpus de 50 publicações foi classificado e analisado manualmente. Os achados indicam um uso predominante de figuras, especialmente Figuras do Pensamento, onde a Lógica e Apelações do subgrupo têm sido as mais frequentes. Por outro lado, os ornamentos mais eficazes têm sido Invocações, exclamações, interrogatórios, definições e sentenças.