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A Utilização das Redes Sociais na Perspetiva das Empresas de Turismo em Espaço Rural
 
     A Utilização das Redes Sociais na Perspetiva das Empresas de Turismo em Espaço Rural
     The Use of Social Networks from the Perspective of Rural Tourism Companies
     El uso de las redes sociales desde la perspectiva de las empresas de turismo rural


Autor(es):
Oliveira, Ana
Correia, Alexandra Isabela
Fernandes, Carlos


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 15 n. 4 (2017); 807-822

Palavras-chave:
Redes sociais; Turismo rural; PMEs


Resumo: O presente artigo identifica as perceções e comportamentos por parte dos proprietários/gerentes das pequenas e médias empresas turísticas (PMETs) de alojamento em relação à utilização das redes sociais, no presente e no futuro. Tendo por base uma perspetiva qualitativa, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas aos proprietários/gerentes das PMTEs sediadas na região Minho-Lima, no norte de Portugal. A redução de custos com a aquisição de novos clientes, assim como o aumento da credibilidade e a melhoria da reputação das empresas são algumas das principais vantagens percecionadas. O Facebook destaca-se como sendo a rede social mais utilizada, dada a maior facilidade de se conseguir alcançar um mercado mais amplo de forma fácil, rápida, e sem custos, considerando, essencialmente, o elevado número de utilizadores. No entanto, este estudo demonstra também que existe um forte desconhecimento de como podem as redes sociais ser, em particular o Facebook, utilizadas de forma eficiente e eficaz. Este artigo contribui para um maior conhecimento sobre o potencial das redes sociais para as empresas turísticas em contexto rural. O conhecimento destas perceções é importante para que possa identificar iniciativas e estratégias de comunicação adequadas à realidade das empresas, incentivando, assim, uma maior e mais eficaz utilização das redes sociais.