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Atrito do espaço e das externalidades territoriais da mobilidade turística terrestre na América Central a partir da rota Ticabus.
 
     Atrito do espaço e das externalidades territoriais da mobilidade turística terrestre na América Central a partir da rota Ticabus.
     Friction of space and territorial externalities of land-based tourist mobility in Central America from the Ticabus route
     Fricción del espacio y externalidades territoriales de la movilidad turística terrestre en América Central a partir de la ruta del Ticabús.


Autor(es):
Quintero Venegas, Gino Jafet
Sánchez Crispín, Álvaro


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 16 n. 4 (2018); 1023-1036

Palavras-chave:
Fricção espacial; Integração turística; Transporte turístico; América Central.


Resumo: O turismo tornou-se uma das forças motrizes do processo de integração contemporânea na América Central e, como resultado, foi desenvolvida a rota de transporte terrestre Ticabus (TRT). Esta rota liga Tapachula, México à Cidade do Panamá pela Rodovia Pan-Americana e atravessa seis dos sete países da América Central em 2526 km. Com exceção de dois locais (Tapachula, México e San Pedro Sula, Honduras), os pontos de origem e destino são capitais nacionais da América Central. Apesar da pequena dimensão dos países, da presença da infra-estrutura viária e das ligações directas entre as capitais nacionais, há uma série de externalidades territoriais, resultantes das condições políticas, económicas e sociais, que não só maximizam a fricção do espaço como também demonstram a dificuldade das dinâmicas territoriais no interior do istmo.