Publicações de Turismo
Nova busca:        


Tensões no processo de comercialização na atividade turística: construções e desconstruções no abraço do tango.
 
     Tensões no processo de comercialização na atividade turística: construções e desconstruções no abraço do tango.
     Tensions in the process of commercialization in the tourist activity: constructions and deconstructions in the embrace of tango.
     Tensiones en el proceso de mercantilización en la actividad turística: construcciones y deconstrucciones en el abrazo del tango.


Autor(es):
Gracia, Agustina
Hruby, Roxana
Cohen, Sebastián


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 16 n. 3 (2018); 755-768

Palavras-chave:
tango; embrace; turismo; Patrimonialização; Comodificação


Resumo: O presente artigo analisa os problemas desencadeados pela inclusão do tango no vasto e voraz circuito do turismo patrimonial após seu reconhecimento pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Utiliza-se uma metodologia qualitativa que consiste na recolha de dados etnográficos e na observação participativa para sublinhar como o aspecto performativo pode mudar consoante o público, neste caso, o turista. Os vários modelos situacionais de consumo são analisados, destacando as tensões que surgem como resultado da encenação da milonga e da desvirtualização do consumo daquilo que é a essência da dança, o 'mundo privado do abraço'. Ao converter um momento privado em espetáculo público, este elemento que é a essência da dança é relativizado e comprometido, sobretudo ao ser apresentado como uma atração turística para pessoas de culturas muito diferentes do contexto local.