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REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL
 
     REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL
     
     


Autor(es):
Elmar Feger, José
Maria de Sena Abrahão, Cinthia
Elisabeta Etges, Virgínia


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 9 n. 2 (2015); 29 - 51

Palavras-chave:


Resumo: O artigo examina as relações entre os atores sociais vinculados ao turismo na região formada pelos municípios brasileiros dos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), os quais estão sob influência dos centros turísticos Piratuba (SC) e Treze Tílias (SC). A investigação foi realizada sob a perspectiva da análise das redes sociais (ARS), orientada pela premissa de que a combinação entre a lógica competitiva e cooperativa é uma forma de mobilização para o desenvolvimento territorial, que se aplica sobre tudo ao fenómeno do turismo. A metodologia articula procedimentos de investigação qualitativa e descritiva, por meio da qual verificou-se que a densidade das relações entre os atores envolvidos com o turismo nesta região é pouco significativa e se concentrou nos agentes públicos. Destaca-se que a maior gama de relações entre os atores do setor privado se produz nos municípios onde o turismo é mais estruturado.