Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 17 n. 4 (2019); 643-653
Palavras-chave:
Fatores de empurrar e puxar; diferenças sócio-demográficas; Turismo
Resumo: Guimarães fez um grande esforço na promoção do turismo, posicionando-se como um destino turístico urbano e cultural. Esta estratégia baseia-se no património histórico da cidade, património mundial da UNESCO desde 2001, e na promoção de eventos, como a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2012. A nova imagem criada para Guimarães definiu uma novo estilo de vida para os seus residentes, colocando o turismo e a cultura na vanguarda de uma nova estratégia de desenvolvimento. Este estudo analisa as razões subjacentes às decisões de viagem da população do município de Guimarães, investigando as suas motivações turísticas. O estudo também analisa o papel que as variáveis sociodemográficas exercem na determinação das motivações de viagens dos moradores desse município. A análise empírica foi realizada com base em questionários aplicados em 2012 aos residentes de Guimarães. Os resultados mostram que gênero, idade e educação fazem a diferença em relação às motivações das viagens.