Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 16 n. 4 (2018); 1067-1088
Palavras-chave:
turismo; redes sociais; ROI; envolvimento
Resumo: A inovação é constante no setor do turismo, com os desenvolvimentos tecnológicos e a Internet abrindo novos horizontes para os destinos turísticos. Vendas e Marketing em redes sociais facilitam a constante atualização e criatividade no intercâmbio de conteúdos permitindo que as empresas entrem em contato direto com seus usuários sem intermediários. Assim, as possibilidades das novidades sociais exigem uma pesquisa séria. Aqui, analisamos o ROII (retorno do investimento) das redes sociais oficiais das 8 províncias andaluzas, a partir da perspectiva da promoção turística, utilizando os indicadores de medição obtidos através da ferramenta de análise online Fanpage Karma. Nos resultados, Facebook e Twitter se destacam como as principais redes sociais utilizadas pelas províncias andaluzas, especialmente o formert,que é dado amplo uso, permitindo um maior envolvimento e interação dos usuários com o destino. Neste sentido, o Twitter se destaca pela baixa interação produzida por suas publicações, ao contrário da Instagram, que embora não seja amplamente utilizada, é a rede social que tem maior interação ou engajamento com suas publicações.