Publicações de Turismo
Nova busca:        


Análise do retorno do investimento (ROI) da actividade nas redes sociais das províncias andaluzas como destino turístico
 
     Análise do retorno do investimento (ROI) da actividade nas redes sociais das províncias andaluzas como destino turístico
     Analysis of the return on investment (ROI) of the activity in the social networks of the Andalusian provinces as a tourist destination
     Análisis del retorno de la inversión (ROI) de la actividad en las redes sociales de las provincias andaluzas como destino turístico


Autor(es):
Sánchez Jiménez, Miguel Ángel


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 16 n. 4 (2018); 1067-1088

Palavras-chave:
turismo; redes sociais; ROI; envolvimento


Resumo: A inovação é constante no setor do turismo, com os desenvolvimentos tecnológicos e a Internet abrindo novos horizontes para os destinos turísticos. Vendas e Marketing em redes sociais facilitam a constante atualização e criatividade no intercâmbio de conteúdos permitindo que as empresas entrem em contato direto com seus usuários sem intermediários. Assim, as possibilidades das novidades sociais exigem uma pesquisa séria. Aqui, analisamos o ROII (retorno do investimento) das redes sociais oficiais das 8 províncias andaluzas, a partir da perspectiva da promoção turística, utilizando os indicadores de medição obtidos através da ferramenta de análise online Fanpage Karma. Nos resultados, Facebook e Twitter se destacam como as principais redes sociais utilizadas pelas províncias andaluzas, especialmente o formert,que é dado amplo uso, permitindo um maior envolvimento e interação dos usuários com o destino. Neste sentido, o Twitter se destaca pela baixa interação produzida por suas publicações, ao contrário da Instagram, que embora não seja amplamente utilizada, é a rede social que tem maior interação ou engajamento com suas publicações.