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A estratégia de marketing turístico dos Sítios do Património Mundial através de eventos 2.0
 
     A estratégia de marketing turístico dos Sítios do Património Mundial através de eventos 2.0
     Tourism Marketing Strategy of World Heritage Sites through 2.0 events
     La estrategia de marketing turístico de los Sitios Patrimonio Mundial a través de los eventos 2.0


Autor(es):
CAMPILLO-ALHAMA, CONCEPCIÓN
MARTÍNEZ-SALA, ALBA MARÍA


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 17 n. 2 (2019); 425-452

Palavras-chave:
Turismo cultural; Sustentabilidade; Eventos; Património Mundial; Marketing turístico


Resumo: A declaração de Patrimônio Mundial da UNESCO, como um reconhecimento internacional de destinos, representa um valor crescente na Espanha. A mudança de paradigma representada pelo marketing turístico 2.0 condiciona a sua gestão estratégica e a desestabilização da procura tradicional dos territórios. As manifestações culturais ligadas ao património, difundidas através de redes sociais e plataformas multimédia, contribuem indubitavelmente para reforçar a imagem de marca destes destinos enquanto recursos identificados como bens turísticos activos, intencionais e estratégicos. O objectivo desta investigação é analisar se os 2.0 eventos previstos pelas Entidades Gestoras de Destinos (DMO) nos perfis sociais dos Sítios do Património Mundial em Espanha (categoria de bens culturais) representam um factor-chave na dinamização da sua promoção turística, integrando-os nas estratégias de marketing territorial. Por meio da análise de conteúdo, é realizado um estudo exploratório sobre 578 eventos com perfis sociais no Facebook e 508 no Twitter que permite verificar a eficácia da gestão comunicativa e relacional de eventos 2.0, com base em três variáveis: análise de audiência (publicações e acompanhamentos), interação e interesse despertado em novos turistas, como adprosumers.