Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 18 n. 1 (2020): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 129-142
Palavras-chave:
Responsabilidade Ambiental das Empresas; Gestão Ambiental; Percepção; Turismo sustentável; Poupança de água
Resumo: A fim de alcançar uma melhor gestão ambiental nas pequenas e médias empresas de alojamento, é importante compreender os factores e motivações que levam os seus gestores a adoptar tecnologias mais eficientes e práticas ambientalmente responsáveis. Uma amostra de 18 hotéis e parques de campismo no destino turístico maduro da Costa Brava (Espanha), todos geridos por empresas familiares independentes, foram contactados para o projecto. A investigação foi baseada numa combinação de inquéritos e entrevistas semi-estruturadas com os gestores de topo dos estabelecimentos. A poupança de água revela-se como uma questão pouco prioritária para a maioria dos gestores, enquanto as vantagens competitivas e a concorrência pela utilização da água por outros grupos sociais aparecem como factores menos relevantes do que na maior parte da literatura científica publicada. Conclui-se que a influência dos factores organizacionais tem um maior potencial de transformação das empresas para poupar água do que as mudanças que podem ser feitas a nível estrutural ou tecnológico.