Publicações de Turismo
Nova busca:        


Enoturismo e promoção do território. Análise comparativa entre o novo e o velho mundo do vinho
 
     Enoturismo e promoção do território. Análise comparativa entre o novo e o velho mundo do vinho
     Wine tourism and promotion of the territory. Comparative analysis between the new and the old world of wine
     Enoturismo y promoción del territorio. Análisis comparativo entre el nuevo y el viejo mundo del vino


Autor(es):
De Jesús- Contreras, Daniel
Thomé-Ortiz, Humberto
Medina, Francisco Xavier


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 18 n. 3 (2020): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 18(3), 2020; 457-471

Palavras-chave:
turismo gastronómico e enológico; açambarcamento de terra; desenvolvimento rural; diversificação da produção; México Central; Nordeste de Espanha


Resumo: São analisados dois modelos de promoção e desenvolvimento do enoturismo nas regiões Regiões vinícolas da América Latina e da Europa: a região vinícola de Querétaro (México) e a Denominação de Origem (D.O) Penedès (Catalunha, Espanha). Através de uma abordagem qualitativa com base num estudo de caso comparativo e na aplicação de técnicas etnográficas, Os paralelos e diferenças entre os dois foram documentados para identificar como promove e desenvolve o enoturismo em contextos com características semelhantes, mas também com fortes contrastes que revelam formas diferenciadas de activação turística dos recursosalimentação e vinho.