Publicações de Turismo
Nova busca:        


O património cultural como factor de desenvolvimento territorial resiliente nas zonas rurais. Processo: Mértola (Portugal)
 
     O património cultural como factor de desenvolvimento territorial resiliente nas zonas rurais. Processo: Mértola (Portugal)
     Cultural Heritage as a factor of resilient territorial development in rural areas. The case of Mértola (Portugal)
     Patrimonio cultural como factor de desarrollo territorial resiliente en áreas rurales. El caso de Mértola (Portugal)


Autor(es):
Del Espino Hidalgo, Blanca


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 18 n. 1 (2020): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 9-25

Palavras-chave:
Turismo cultural; Turismo rural; Resiliência; Sustentabilidade; Património e desenvolvimento; Património rural; Património territorial


Resumo: O património cultural é hoje considerado um dos pilares fundamentais do desenvolvimento urbano-territorial de zonas com um legado histórico particularmente valioso. Assim, a recente emergência do turismo cultural favoreceu a proliferação de estudos sobre a forma como este contribui para um melhor nível socioeconómico e cultural dos habitantes de sítios patrimoniais, especialmente nas grandes cidades monumentais e nas cidades históricas de média dimensão. Este trabalho visa avaliar este efeito numa zona rural que preserva um património que se estende a todo um território polinuclear, longe dos grandes pólos turísticos: a cidade de Mértola (Portugal) e as povoações do seu concelho. Combinando análise de casos, cartografia territorial e recolha de dados, questiona como a valorização e divulgação de determinados elementos do património podem activar, através do desenvolvimento profissional e do turismo cultural sustentável, processos de resiliência em destinos do património remoto.