Publicações de Turismo
Nova busca:        


Enoturismo na região metropolitana de Curitiba: realidades e desafios de um novo território do vinho
 
     Enoturismo na região metropolitana de Curitiba: realidades e desafios de um novo território do vinho
     Wine tourism in greater Curitiba: realities and challenges of a new wine region
     Enoturismo na região metropolitana de Curitiba: realidades e desafios de um novo território do vinho


Autor(es):
Bernier, Enrique Torres
Valduga, Vander
Gabardo, Wagner Otavio
Gândara, José Manoel Gonçalves


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 18 n. 1 (2020): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 39-56

Palavras-chave:
Turismo; Enoturismo; Oferta turística; Demanda turística; Curitiva; Brasil


Resumo: O vinho é patrimônio mundial e seu contexto de produção gera demanda turística nas regiões vinícolas mundiais. Este trabalho analisou a realidade da oferta e da demanda do enoturismo na região metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil. O estudo, que envolveu 7 empresas, fez uso de observação, questionário, grupo focal e análise de reputação online. Entre os principais resultados, constatou-se que as vinícolas analisadas constituem um grupo heterogêneo quanto a antiguidade, volume de produção e oferta de estruturas de apoio ao enoturismo. Para todas, o enoturismo revela-se crucial para a prospecção comercial. Os problemas mais evidentes relacionam-se a formação profissional, questões institucionais e de organização. Demanda, comercialização e criação de novos produtos ainda não são prioridade aos envolvidos. A demanda do enoturismo tem características regionais, com gastos distribuídos entre a participação em eventos do calendário vitivinícola, visitas guiadas e experiências gastronômicas, que se destacaram entre os itens analisados.