Publicações de Turismo
Nova busca:        


O turismo de touros como estratégia de conservação de um património em risco: o caso dos ranchos de touros de combate em Tlaxcala, México.
 
     O turismo de touros como estratégia de conservação de um património em risco: o caso dos ranchos de touros de combate em Tlaxcala, México.
     Bullfighting tourism as a conservation strategy for a heritage at risk: The case of fighting bull ranches in Tlaxcala, Mexico
     Turismo taurino como estrategia de conservación para un patrimonio en riesgo: El caso de las ganaderías de toros de lidia en Tlaxcala, México.


Autor(es):
Elorza, Serafín Ríos


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 18 n. 2 (2020): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 18(2), 2020; 253-263

Palavras-chave:
Fazendas Pecuárias; tourada; tauromaquia; México


Resumo: No México, a criação de touros de combate como atividade especializada surge no final do século XIX. Tlaxcala é o estado mexicano onde se encontra o maior número de fazendas de gado. A cultura de toureio de Tlaxcala mostra suas raízes em seus ranchos de gado, praças de touros, escolas de toureio, museus e touradas. Atualmente, os fazendeiros enfrentam graves problemas financeiros, devido aos altos custos de produção, à manutenção onerosa dos edifícios e à diminuição dos eventos, causados pelo ativismo dos grupos anti-baldeiras. Isto levou ao encerramento de explorações pecuárias, com repercussões sociais, económicas e culturais.