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O O TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL
 
     O O TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL
     THE Health and wellness tourism as a local development factor: an analysis of the portuguese thermal and mineral springs
     O El turismo de salud y bienestar como factor de desarrollo local: un análisis de la oferta termal portuguesa


Autor(es):
Cordeiro Gonçalves, Eduardo Cândido
Guerra, Ricardo Costa


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 17 n. 2 (2019); 453-472

Palavras-chave:
Turismo de saude e bem-estar; Desenvolvimento local; Competitividade; Sustentabilidade; Termalismo


Resumo: Resumo –  Turismo de Saúde e Bem-Estar – Para uma estratégia de desenvolvimento local: o caso português, apresenta uma reflexão sobre a nova e redimensionada (re)interpretação do termalismo em Portugal. Entremeando uma visão holística do produto estratégico “Turismo de Saúde e Bem-Estar” com a exemplificação a nível do case study – estâncias termais em portugal –, consubstancia-se uma nova proposta de modelo de gestão estratégica do destino turístico, por forma a identificar o contributo do turismo termal para um desenvolvimento local. Salienta-se, assim, o turismo de health and wellness em Portugal, pese embora as suas diferenciações regionais, como congregador de fatores que perpassam o desenvolvimento de um health and wellness destination, o desenvolvimento de health and wellness facilities, a que se soma a tradição e experiência das estâncias termais e a afirmação, hoje, de uma oferta competitiva. O estudo resulta num ato de procura e documentada identificação das estratégias e modelos de gestão seguidos pelas boas práticas internacionais e nacionais de turismo de saúde e bem-estar, não perdendo de vista os destinos concorrentes que possuem, ao fim ao cabo, uma oferta similar Acresce ainda um estudo empírico do perfil e hábitos de consumo do turista de Saúde e Bem-Estar respaldado no estudo de caso, o que possibilitou lograr o sentido das motivações, comportamentos, perceções e satisfação daquele e, igualmente, delinear uma estratégia  de desenvolvimento para o termalismo assente nos pilares da sustentabilidade, qualidade, inovação e competitividade.