Publicações de Turismo
Nova busca:        


Experiência turística mediatizada: uma concepção do noticiário televisivo brasileiro: la concepción de un telediario brasileño
 
     Experiência turística mediatizada: uma concepção do noticiário televisivo brasileiro: la concepción de un telediario brasileño
     Mediatized tourist experience: a Brazilian TV newscast conception: a Brazilian TV newscast conception
     Experiencia turística mediatizada: una concepción de noticiero de la televisión brasileña: la concepción de un telediario brasileño


Autor(es):
Moraes, Lauro Almeida de


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 18 n. 4 (2020): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 18(4), 2020; 597-614

Palavras-chave:
Jornalismo de turismo; turismo midiatizado; Rede Globo; Brasil; observação participante; análise de conteúdo


Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender a perspectiva da experiência turística adotada pelo Jornal Hoje (JH) – Rede Globo no quadro Tô de folga (TDF). No artigo, considera-se que a atividade turística tornou-se uma importante força indutora das deslocações humanas na contemporaneidade. E, nesse cenário, analisamos um dos principais telejornais brasileiros, que mantém espaço exclusivo dedicado a viagens desde 2008. O processo de investigação concretizou-se a partir de uma amostra envolvendo 44 reportagens e de dados obtidos por meio de observação participante e análise de conteúdo. Complementarmente, utilizou-se a técnica de emparelhamento. Os resultados da investigação permitiram constatar a prevalência de uma concepção mercadológica: não na acepção promocional, de vender o destino turístico com seus atrativos, experiências e serviços, mas com o intuito de cativar quem assiste ao telejornal, em primeiro lugar.