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Re-estimativa do impacto económico das festas populares para projecção turística através de metadados de telemóveis: Calp, um exemplo de aplicação
 
     Re-estimativa do impacto económico das festas populares para projecção turística através de metadados de telemóveis: Calp, um exemplo de aplicação
     Re-estimation of the economic impact of popular festivals of tourist projection through metadata from mobile telephony: Calp, an example of application
     Reestimación del impacto económico de las fiestas populares de proyección turística a través de metadatos provenientes de la telefonía móvil: Calp, un ejemplo de aplicación


Autor(es):
Perles Ribes, José Francisco
Díaz Sánchez, Elena


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 17 n. 5 (2019): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 17(5), 2019; 947-961

Palavras-chave:
Impacto econômico; Metadados; Telemóvel; mouros e cristãos; Oktoberfest; Calp


Resumo: Os estudos de impacto económico têm sido tradicionalmente baseados em metodologias clássicas, como a análise input-output ou diferentes tipologias de multiplicadores. O surgimento de novas tecnologias e a possibilidade de capturar e explorar grandes volumes de dados (grandes dados) oferecem novas possibilidades para a análise desses eventos. Este artigo apresenta uma aplicação pioneira destas metodologias, reavaliando o impacto económico gerado por duas festas populares num destino turístico consolidado: Calp (Alicante). Os resultados revelam que, através destas técnicas inovadoras, os impactos são refinados, evitando os riscos de sobrestimação associados às técnicas clássicas de análise económica.