Publicações de Turismo
Nova busca:        


Catástrofes, turismo e mobilidade, o caso do terremoto no Japão
 
     Catástrofes, turismo e mobilidade, o caso do terremoto no Japão
     Disasters, tourism and mobility, the case of Japan earthquake
     Desastres, turismo y movilidad, el caso del terremoto de Japón


Autor(es):
Korstanje, Maximiliano E.
Tarlow, Peter


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 11 n. 3 (2013): Special Issue```````````````````````````````````````````````: Image, aesthetic & tourism in postmodern times; 17-32

Palavras-chave:
cultura; terremoto; miedo; risco; viagem; turismo


Resumo: Não é raro notar que durante as emergências ou catástrofes naturais, uma série de estímulos sócio-psicológicos vêm à tona para ajudar o público no evento e colocá-lo em um contexto compreensível. Sem estes estímulos sócio-psicológicos, o público não só ficaria em estado anómico, como a desintegração social começaria a instalar-se. Uma forma de começarmos a resolver e dar sentido a essas tragédias negativas é através dos mecanismos sociais gêmeos do nacionalismo e do consumismo. Nos momentos em que as sociedades devem enfrentar potenciais exterminações, a sobrevivência pode ocorrer através do fortalecimento da individualidade e da identidade grupal. Estes dois fenómenos sociais actuam como antídotos para a tragédia e permitem a sobrevivência do grupo. Assim, após uma tragédia como um tsunami ou terremoto, o orgulho nacional (ou grupal) permite que o processo de cura social se inicie. É neste cenário que analisamos a cobertura da mídia e a reação da comunidade japonesa de Buenos Aires ao terremoto e tsunami que dizimou o Japão em 2011 e os perigos decorrentes dos danos ao reator Fukuyima. Embora este trabalho seja sobre uma pequena comunidade dentro da diáspora japonesa, ele serve suas percepções psicológicas sociais não se limitam a esta comunidade, mas devem ser replicáveis em todo o mundo.