Publicações de Turismo
Nova busca:        


Risco e percepção no desenvolvimento da imagem turística do Brasil diante dos megaeventos esportivos
 
     Risco e percepção no desenvolvimento da imagem turística do Brasil diante dos megaeventos esportivos
     Risk and perception in the development of Brazil’s tourist image facing the sports mega-events
     Riesgo y percepción en el desarrollo de la imagen turística de Brasil ante los mega-eventos deportivos


Autor(es):
Álvarez de la Torre, Jaime
Rodríguez Toubes Muñiz, Diego


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 11 n. 3 (2013): Special Issue```````````````````````````````````````````````: Image, aesthetic & tourism in postmodern times; 147-154

Palavras-chave:
brasil; imagem turística; mega-eventos; percepção dos riscos; segurança


Resumo: No imaginário ocidental há uma série de atributos quando se refere ao Brasil, alguns com um componente positivo como o valor tropical, a alegria e o exotismo, e outros com um componente negativo como a insegurança, a desigualdade ou a marginalidade. Em vista da próxima celebração de dois mega-eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil se encontra em um meio termo entre estereótipo e realidade. A adaptação e preparação do país às necessidades destes eventos pode ser o meio para mitigar certos estereótipos e riscos, e para avançar num desenvolvimento sustentável do turismo com vocação de longo prazo, integrando a comunidade residente nos planos de segurança. Neste trabalho, é feita uma revisão do impacto da imagem e do conceito de segurança na escolha de uma viagem para um destino específico. A experiência de visitar o destino é valorizada como um meio de reduzir estereótipos, fazendo com que a imagem tenda a ser mais realista, complexa e diferenciada, reforçada por uma gestão adequada da informação.