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Barcelona, destinació turística. Un segled’imatges i promoció pública
 
     Barcelona, destinació turística. Un segled’imatges i promoció pública
     Barcelona, tourist destination. A century of images and public promotion
     Barcelona, destino turístico. Un siglo de imágenes y promoción pública


Autor(es):
Vidal Casellas, Dolors
Crous Costa, Neus


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 11 n. 3 (2013): Special Issue```````````````````````````````````````````````: Image, aesthetic & tourism in postmodern times; 163-165

Palavras-chave:
turismo; destino turístico


Resumo: O estudo da imagem turística, embora seja um campo relativamente novo dentro do turismo, tem recebido um grande impulso nos últimos anos. Já no final dos anos 70, Miossec argumentava que um destino turístico não é mais do que uma imagem, uma representação mental. Deve-se assumir que estas não são imagens inocentes e que estão encarregadas das ideologias dos seus promotores. Tendo em conta a própria natureza do evento turístico (no sentido de que é produzido e consumido no mesmo local e ao mesmo tempo) significa que não existe uma paisagem turística antes desta representação ser criada (Chadefaud, 1987). Assim, a indústria do turismo é baseada na produção, distribuição e comercialização de imagens (Pereiro, 2011). No início do século passado, Muntañola argumentou que o prestígio de um território depende do seu prestígio turístico.