Publicações de Turismo
Nova busca:        


O papel da mulher na compra: uma tipologia do consumidor baseada nas decisões de férias
 
     O papel da mulher na compra: uma tipologia do consumidor baseada nas decisões de férias
     The role of women in the purchase: a typology of consumer based on holiday-decisions
     El papel de la mujer en la compra: una tipología del consumidor basada en las decisiones vacacionales


Autor(es):
Barlés Arizón, María José
Matute Vallejo, Jorge


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 5 (2012): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 10(5), 2012.; 543-551

Palavras-chave:
decisões de férias; estilos de vida; escala AIO; análise cluster; papel da mulher


Resumo: No presente trabalho analisamos o papel da mulher no processo de decisão de compra das férias familiares, Concretamente, tentamos identificar tipologias de mulheres com base em variáveis como decisões pré e pós-férias, estilos de vida e variáveis sociodemográficas. Os dados obtidos através da realização de 300 inquéritos a mulheres casadas ou que vivem em casal mostram três grupos de mulheres em função do papel que tomam nas decisões de férias: as que mais participam nas decisões pré-eleiçõesférias, as que têm menos relevância na tomada de decisões e as que participam especialmente nas decisões durante a viagem. Também mostra a necessidade de aprofundar o uso dos estilos de vida como variável explicativa.