Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 3 (2012): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 10(3), 2012.; 253-263
Palavras-chave:
turismo; gestão da qualidade; Q de Qualidade Turística
Resumo: Nas últimas décadas, o aparecimento de novos destinos turísticos com características e preços similares ou mesmo mais baixos, reduziram notavelmente a parte de mercado de Espanha. Por tudo isto, as empresas turísticas para enfrentar a maior concorrência dos mercados devido em parte ao processo de globalização, procuraram novas ferramentas que lhes permitam obter vantagens competitivas em relação aos concorrentes para poderem sobreviver num mundo altamente competitivo. Estas estratégias estão focadas na qualidade do turismo e baseavam-se na diferenciação do produto oferecido ao cliente. A importância da qualidade faz-nos compreender a necessária investigação, tanto teórica como empírica, que ajude a desenvolver um quadro teórico-prático para as empresas que desejem implantar a qualidade como fonte de vantagem competitiva. Por isso, neste trabalho, estabelecemos dois objetivos básicos, conhecer o nível de im- plementação de fatores críticos da qualidade nas empresas turísticas galegas que possuem a certificação Q de qualidade, e validar a escala utilizada para analisar o nível de implementação dos mesmos.