Site em português Site in english.
      Quem Somos

 

 

 

O Aprender Ciência é um projeto que idealizei ainda durante meu doutoramento (em 2002) para divulgar ciência. Mas somente depois de me tornar professora na USP (em 2007) pude dar início a este projeto. 

Nós fomos ao ar em abril de 2007, quando o portal tinha uma característica multidisciplinar. Em 2010 tirei o portal do ar e entramos numa nova fase: com uma equipe menor e específica, seu foco é a divulgação da Biofísica, uma área interdisciplinar que trata de problemas de fronteira do mundo atual. 

Me envolvi com esta fascinante ciência em 1992, no Instituto de Física de São Carlos, quando ainda fazia iniciação científica. Anos mais tarde, coordeno meus próprios projetos nesta área, todos financiados pela FAPESP, pelo CNPq e alguns com financiamento internacional. 

Desde sua criação, o Aprender Ciência já contou com mais de 10 alunos de iniciação científica e hoje, melhor estruturado, conta com apenas três pessoas: eu mesma, a Juliana Pastor (webmaster) e a Heidi C. Piva (responsável pelo conteúdo artístico e pela arte final). Bom, espero que os leitores também se apaixonem por esta ciência e que nos escrevam.

Patricia Targon Campana
editora do Aprender Ciência.
pcampana@usp.br

 

A Equipe nas redes sociais
O Lattes da Equipe
Acesse nosso facebookSiga-nos no TwiterAcesse o nosso Tumblr
 

O Raio-X da Cientista

Eu, assim como muitos amantes da ciência, costumava brincar, desde criança, com uma maleta cheia de algodão, pedaços de papel e palitinhos, vidros de remédio vazios ou cheios de água que coloria com pétalas de flor, e tudo que minha imaginação tinha como ciência… No fim das contas acabei cursando física na graduação, e mestrado e doutorado na mesma área na USP.

Atualmente, sou a pesquisadora responsável pelo grupo de Biomateriais e Espectroscopia e minha pesquisa é focada principalmente em biofísica molecular. Isso significa que nos tentamos entender a relação entre a estrutura e a função de diversas moléculas biológicas como lectinas, proteínas e peptídeos, açúcares e lipídeos. Uma vez que conseguimos entender as mudanças nas dimensões moleculares da estrutura, podemos usá-las para desenvolver biomateriais.

Contudo, a vida de um cientista não é só diversão.... Nós temos que cuidar dos laboratórios, divulgar nossas descobertas em seminários, artigos especializados, viajamos bastante à trabalho, captamos recursos para manter tudo funcionando, além de dar aulas e orientar estudantes. Nosso grupo está sediado na USP, no campus leste, onde sou docente e pesquisadora. Nos últimos anos, tenho sido professora visitante em universidades no exterior (Università degli Studi di Roma Tor Vergata em Roma, na Itália e University of Johannesburg, em Joanesburgo na África do Sul), além de bolsista no programa jovem pesquisador no Japão (no National Institute for Materials Science em Tsukuba). De 2012 a 2013, eu tentei contribuir com as políticas públicas em Ciência, Tecnologia & Inovação em nosso país, trabalhando como assessora da coordenação do então Instituto de Estudos Brasil Europa (Institute for Studies Brazil Europe IBE).

A partir deste ano, eu espero, como todo ano, passar mais tempo em meu próprio laboratório...



Webmaster: Juliana Pastor
Arte-finalista: Heidi Campana Piva
Acesse nosso facebookSiga-nos no TwiterAcesse o nosso Tumblr