SBES - FEES - Programação

 

 Data: quarta-feira (28-set-2011)

 Horário: 11:00 - 18:00

 [11:00 - 11:30] Sessão de Abertura

 [11:30 - 12:30] Sessão Técnica 1: Apresentação de Artigos

"Free/Libre/Open Source Software Development in Software Engineering Education: Opportunities and Experiences"
Christina Chavez, Antonio Terceiro (UFBA); Paulo Meirelles, Fabio Kon, Carlos Santos Jr. (IME-USP)

"Gerenciamento de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Engenharia de Software no Portal EduES Brasil"
Hudson Silva Borges, Guilherme Lara Brugnara, Heitor Costa (UFLA); Rodrigo Pereira dos Santos, Claudia Werner (COPPE/UFRJ)

"Teaching Software Engineering Fundamentals in an Introductory Computer Programming Course"
Eduardo Almeida, Ivan do Carmo Machado, Carlos Silva (UFBA); Gecynalda Gomes (UFPE)

 [12:30 - 14:00] Intervalo para almoço

 [14:00 - 15:00] Palestra Convidada Nacional

Tecnologias Interativas para uma Educação sem Distância
Romero Tori (Poli-USP)

 [15:00 - 16:00] Sessão Técnica 2: Apresentação de Artigos

"Avaliando a utilização da Técnica i* no Processo de Ensino e Aprendizagem na Engenharia de Requisitos - Um Relato de Experiência"
Victor Francisco Araya Santander (Unioeste)

"InspectorX: Um Jogo para o Aprendizado em Inspeção de Software"
Henrique Pötter (UERJ); Marcelo Schots (UERJ, COPPE/UFRJ)

"Uso de Jogos para o Ensino de Engenharia de Software"
Lucas Meirelles, Daniela Peixoto, Eduardo Figueiredo, Rodolfo Resende, Clarindo Pádua (UFMG); Elizabeth Monsalve, Julio C. S. P. Leite (PUC-Rio); Vera Werneck (UERJ)

 [16:00 - 16:30] Coffee-break

 [16:30 - 17:30] Atividade convidada

 [17:30 - 18:00] Discussão final




Palestra Convidada Nacional

"Tecnologias Interativas para uma Educação sem Distância"

Romero Tori (Poli-USP)

Resumo: Desde o primeiro experimento de telepresença, realizado por Ivan Sutherland na década de 1960, a redução de distância por meio da realidade virtual e, mais recentemente, da realidade aumentada, vem se tornando cada vez mais viável e eficaz. No campo da educação, em que proximidade é essencial, tanto entre aluno e professor, quanto entre aluno e colegas e entre aluno e conteúdo, o emprego de recursos tecnológicos que propiciam interatividade, tais como realidade virtual, realidade aumentada e jogos, pode contribuir para o aumento da sensação de presença e do engajamento do aluno, não apenas em cursos a distância como também em atividades presenciais. Nesta palestra discutiremos os conceitos de presença, distância, interatividade e flow, mostrando como podem ser trabalhados em atividades de aprendizagem, com a ajuda das tecnologias interativas, para se chegar a uma “educação sem distância”.



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