Regulamento

Regulamento do X BXComp – 10º Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação – 2020

Da Participação

Para participar da décima edição do Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação, o aluno deve atender aos seguintes requisitos:

  1. Estar regularmente matriculado no curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP);
  2. Ser aluno ingressante no ano de 2020;
  3. Ter cursado no ano de 2020, pela primeira vez, a disciplina ACH2001 – Introdução à Programação, ou possuir reaproveitamento nesta disciplina;
  4. Não possuir reaproveitamento de matéria referente à programação ou estrutura de dados, com exceção de matéria equivalente a ACH2001 – Introdução à Programação.

Da Inscrição

Para inscrever-se o interessado poderá formar sua equipe, composta de três ou quatro alunos, sendo que os integrantes da equipe não precisam ser necessariamente do mesmo turno. No ato da inscrição, apenas um integrante da equipe deverá responder o formulário de inscrição, preenchendo com os dados dos outros integrantes. Haverá uma opção, caso seja uma equipe de três pessoas, de a equipe estar disponível para receber uma pessoa que se inscreveu individualmente.

Caso o interessado não tenha uma equipe formada ainda, ele terá a opção de se inscrever sem equipe ou com uma dupla, nesse caso se possível, o grupo PET-SI irá formar a equipe.

Cada equipe deverá ter um nome, o qual não deve fazer referência a palavras de baixo calão ou termos pejorativos.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas entre 30 de agosto a 12 de setembro de 2020. Os inscritos comprometem-se a responder um questionário de autoavaliação para análises estatísticas, que será enviado após à inscrição. A inscrição do grupo só será válida perante a submissão dos questionários de todos os integrantes do grupo.

Ao se inscrever, você está ciente de que o seu e-mail será disponibilizado para as empresas patrocinadoras, para fins comerciais e acadêmicos.

Observação: excepcionalmente para esta edição, o número de equipes não é limitado à capacidade física de um laboratório de informática de SI (em torno de 20 equipes). No entanto, devido à limitações técnicas, o limite máximo será de 25 equipes. Caso o número de equipes inscritas exceda a capacidade, a preferência de participação será dada às equipes que se inscreveram com maior antecedência.

Da Realização

O campeonato ocorrerá mediante a inscrição de ao menos três equipes. O campeonato será composto por sete etapas, com pontuação organizada no sistemas de pontos corridos. As etapas ocorrerão às sextas-feiras pelo Discord e outras plataformas. 

Todas as etapas terão início às 14h e terão duração de duas horas.

 

Tabela com as datas das etapas (sujeita a alterações)

18/09 Etapa 0
02/10 Etapa 1
09/10 Etapa 2
16/10 Etapa 3
23/10 Etapa 4
30/10 Etapa 5
06/11 Etapa 6

 

Das Regras

  1. Cada competidor poderá inscrever-se somente em uma única equipe;
  2. As equipes serão classificadas em um ranking geral de acordo com a quantidade de pontos ganhos em cada etapa;
  3. Para que a equipe pontue na etapa, ao menos dois participantes devem estar presentes durante a sua execução;
  4. Só poderão participar da etapa os competidores que estiverem ativos no servidor do Discord em que a etapa será realizada;
  5. O servidor do Discord e as plataformas de apoio serão abertas às 13h30 para que os participantes entrem. 
  6. Não será contabilizado a presença do participante que chegar atrasado. 
  7. Serão considerados atrasados aqueles que chegarem após o horário de tolerância máxima (14h05 pelo horário de Brasília);
  8. Não haverá coach (treinador) para equipes, sendo as mesmas compostas apenas por competidores;
  9. As equipes terão duas horas para resolver o(s) desafio(s) da etapa;
  10. Os desafios deverão ser desenvolvidos na linguagem de programação Java;
  11. As submissões dos desafios no DomJudge podem ser feitas por qualquer computador da equipe.
  12. Os programas serão avaliados em computadores com o  sistema operacional Linux, distribuição Ubuntu, versão OpenJDK 8.
  13. Em cada etapa do campeonato será proposto um ou mais desafios, e a cada desafio será associada uma quantidade de pontos preestabelecida;
  14. Cada etapa regular terá pontuação máxima de 12 pontos, sendo que cada equipe recebe a quantidade de pontos referentes apenas aos desafios por ela submetidos corretamente;
    1. Eventualmente poderão ocorrer etapas com pontuação diferenciada. Elas serão explicadas e divulgadas durante a realização do campeonato;
    2. A equipe que fizer a primeira submissão correta de cada desafio ganhará um ponto extra.
  15. Ao término do campeonato, em caso de empate na Classificação Geral, os seguintes critérios, na ordem em que são apresentados aqui, serão usados para escolher a equipe mais bem colocada, dentre as que estiverem empatadas:
    1. A maior somatória de desafios corretos submetidos durante todo o campeonato;
    2. A menor somatória de tempo de resolução dos desafios durante todo o campeonato;
    3. A menor somatória do número de submissões de soluções erradas durante todo o campeonato;
    4. A menor somatória de ausências de membros da equipe nas etapas durante todo o campeonato.
  16. É proibida a comunicação entre equipes durante a realização das etapas do campeonato;
  17. A equipe que desobedecer as regras de número dezesseis não pontuará na Classificação Geral, no que se refere à etapa em que as regras foram transgredidas;
  18. Não serão permitidas demonstrações de mau comportamento, como, por exemplo, falar palavras de baixo calão ou agir com o intuito de tirar a concentração de outras equipes. Equipes que desrespeitarem a regra durante o campeonato serão advertidas e, na terceira advertência, serão desclassificadas da competição;
  19. Em caso de plágio na resolução de algum desafio, as equipes envolvidas serão desclassificadas do campeonato;
  20. Todos os participantes que comparecerem a, pelo menos, 70% do campeonato receberão uma declaração de participação.

Das Considerações Finais

  1. O grupo PET-SI não se responsabiliza por falhas na infraestrutura, sejam elas locais (na máquina) ou globais (queda de energia ou da internet). Na existência de problemas adversos, a organização tem autonomia para tomar decisões de gerenciamento de crise;
  2. O campeonato ocorrerá integralmente no formato online, mesmo com uma possível volta das atividades presenciais na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP);
  3. O PET-SI tem a liberdade de abrir exceções para determinadas situações;
  4. Casos omissos neste regulamento serão analisados pelo comitê de organização do campeonato.